Caverna de Lascaux, França. Foto: Everett - Art / Shutterstock.com |
A formação básica para o trabalho do professor/pesquisador com obras que empregam linguagem audiovisual pode ser realizada de maneiras muito distintas. Assistir a filmes, sobretudo os clássicos, nacionais e internacionais, é o primeiro passo de um letramento. Mas, isso não basta; é, igualmente, importante ter um conhecimento básico sobre história e teorias do cinema.
Alguns aspectos dos filmes e/ou do cinema são destacados nessas histórias, como os processos de invenção/construção das narrativas (montagem, posição e movimento de câmera etc.), ou os avanços técnicos (cor, som, profundidade etc.) operados ao longo do tempo.
Os primeiros filmes eram exibidos em feiras de vaudeville, entre atrações de circo, shows de mágicas e peças de teatro. Nesse sentido, é que o cinema deve ser considerado como manifestação sociocultural e estudado como fenômeno artístico moderno e urbano - ainda que a análise nem sempre contemple todos esses elementos - e cuja realização depende, tanto de elementos técnicos quanto estéticos.
Na produção cinematográfica estão presentes, então, muitos elementos da cultura popular e erudita; da ópera e da literatura; da pintura rupestre ou renascentista até a fotografia; do ritual e outras cerimônias festivas ao divã do psicanalista. Todos esses aspectos evidenciam os motivos que fazem do cinema uma arte tão presente e desafiadora, mas, sobretudo, tão monumental.
Imagem e informação acima: http://tudosobrecienciatecnologia.blogspot.com/2018/03/arte-rupestrea-mais-antiga.html
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